CI

Como consumir pescado durante dias quentes?

Orientações visam garantir segurança alimentar em meio a temperaturas acima da média


Foto: Divulgação

À medida que o país enfrenta temperaturas elevadas e ondas de calor recorrentes, o consumo de pescado in natura (cru) tende a aumentar, sendo uma escolha popular para aqueles que buscam alimentos frescos e leves durante os dias quentes. No entanto, para garantir a segurança alimentar dos consumidores, o Instituto de Pesca (IP-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem oferecido orientações.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, o IP-Apta destaca a importância de conhecer as melhores práticas para o consumo, transporte, manuseio e armazenamento de pescado em condições climáticas adversas. Essas orientações visam proteger os consumidores de possíveis indisposições alimentares e assegurar uma experiência gastronômica segura e agradável. “Assim como outros alimentos sensíveis ao calor, como ovo e derivados de leite, o consumo de pescado requer algumas precauções e especial atenção às boas práticas de manipulação”, orienta a pesquisadora do IP Érika Furlan.

Confira algumas indicações da especialista:

  • Compre peixe fresco de fontes confiáveis: certifique-se de comprar o peixe em locais de confiança, como mercados de peixe, peixarias ou supermercados com boa reputação em higiene e qualidade dos produtos.
  • Armazene o peixe adequadamente: mantenha o peixe refrigerado ou congelado durante o transporte e armazenamento. Evite deixar o peixe em temperatura ambiente por períodos prolongados.
  • Verifique o frescor do peixe: ao comprar peixe fresco, verifique se os olhos estão brilhantes, as guelras estão vermelhas e as escamas estão bem aderidas à pele. Isso indica frescor.
  • Manipule o peixe com segurança: lave bem as mãos e todas as superfícies de preparação antes e depois de manusear o peixe. Evite a contaminação cruzada, mantendo o peixe separado de outros alimentos, utensílios e qualquer fonte de contaminação.
  • Cozinhe o peixe adequadamente: certifique-se de cozinhar o peixe completamente, atingindo uma temperatura interna mínima de 70°C. Isso ajuda a inativar bactérias ou parasitas que podem estar presentes.
  • Saiba onde comer peixe cru em dias muito quentes: durante períodos de calor intenso é fundamental que o consumo de peixe cru, como sushi e sashimi, ocorra em locais reconhecidos pela oferta de qualidade e da origem dos produtos.
  • Armazene os restos adequadamente: se sobrar peixe cozido, armazene-o na geladeira em recipientes herméticos e consuma dentro de, no máximo, dois dias. Evite deixar os pratos ou restos de peixe em temperatura ambiente por muito tempo.
  • Esteja atento aos sinais de deterioração: se o peixe apresentar odor desagradável, textura viscosa ou mudança na cor, é melhor descartá-lo.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.