CI

Por que o tomate é um aliado na dieta?

Pouco calórico, esse fruto auxilia em dietas para perda de gordura e ganho de massa


Foto: Divulgação

Colaboração: Franquiéle Bonilha da Silva – Consultora Agronômica em PDI

Independente do objetivo alimentar, incluir uma variedade de frutas e vegetais na dieta é fundamental para uma alimentação equilibrada. Esses alimentos não apenas proporcionam saciedade, mas também regulam o intestino e fornecem uma ampla gama de vitaminas e minerais essenciais para a saúde a curto e longo prazo.

Entre esses alimentos, o tomate se destaca como uma fonte poderosa de nutrientes. Rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio e manganês, além de vitaminas, especialmente a vitamina C, o tomate oferece uma série de benefícios para o organismo. Apenas 100g deste fruto pode suprir até 47% da necessidade diária de vitamina C de um adulto. A vitamina C tem diversas funções regulatórias no corpo, como a produção de colágeno, absorção de ferro e o funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, o tomate é uma importante fonte de licopeno, um pigmento carotenoide responsável pela sua característica cor vermelha. Reconhecido pela comunidade científica como um dos antioxidantes naturais mais benéficos para a saúde, o licopeno presente no tomate contribui para a manutenção da saúde cardiovascular, proteção contra queimaduras solares. "O Tomate na alimentação diária tem como precursor maior na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ele é um ótimo antioxidante, e como todo antioxidante, vai auxiliando a eliminar as toxinas do nosso corpo, fazendo com que o metabolismo trabalhe mais rapidamente fazendo com que acelere a queima da gordura e a melhora da massa muscular combinando com uma dieta saudável", conforme afirma Jéssica Raddatz, nutricionista clínica e esportiva.

É importante destacar que, quanto mais maduro o tomate, maior é a concentração de licopeno, e seu cozimento aumenta ainda mais a biodisponibilidade deste nutriente.Também sendo responsável pela manutenção dos níveis de radicais livres, protegendo o organismo humano de doenças causadas pelo estresse oxidativo, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e Alzheimer. 

Outro ponto positivo, é que é considerado um alimento de baixa densidade calórica, gerando uma maior saciedade e fornecendo uma maior densidade nutricional. Segundo a tabela TACO (Tabela brasileira de Composição de alimentos), 100g de tomate possui apenas 15 calorias, sendo uma excelente alternativa para dietas que visam déficit calórico e redução de gordura.

Mais:

  • O tomate é cultivado no ano todo, em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo mais concentrado nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
  • Como exportador, o Brasil exporta tomate principalmente para a Argentina, visto que o produto não tem perecibilidade para viajar a longas distâncias. Porém, trata-se de poucos volumes, não possui grande destaque, sendo a maior parte da produção destinada ao mercado interno.
  • O mercado interno de tomate no Brasil possui uma média de consumo de 4,2 kg de tomate por pessoa por ano, segundo dados do IBGE.
  • Os principais desafios da produção de tomate no Brasil são o alto custo de insumos, alto número de pragas e doenças que atingem a cultura, baixo preço do tomate e baixa disponibilidade de mão-de-obra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.