CI

Prejuízos: arroz paralisado por tempestades no RS

Chuvas causam atrasos na colheita de arroz no Rio Grande do Sul


Foto: Divulgação

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul, que seguia sem contratempos até o dia 20 de março, foi abruptamente interrompida pelas intensas precipitações ocorridas na madrugada de 21 de março. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (28/03), as operações ficaram paralisadas até o dia 23/03, sendo retomadas apenas após a dissipação das chuvas e o aumento das temperaturas.

Estima-se que cerca de 25% da área de cultivo já foi colhida, enquanto 50% das lavouras estão em fase de maturação e os 25% restantes em enchimento de grãos. Relatos indicam a ocorrência de enxurradas e acamamento de lavouras em algumas regiões devido às fortes rajadas de vento. Contudo, a extensão das perdas por acamamento dependerá do estágio de desenvolvimento das lavouras, havendo expectativas de danos menores ou insignificantes em áreas nos estágios iniciais de crescimento.

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a área cultivada no estado está estimada em 900.203 hectares, enquanto a produtividade média é projetada em 8.325 kg/ha, conforme dados da Emater/RS-Ascar.

Quanto à comercialização, o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar indica uma redução de 3,08% no valor da saca de arroz no estado. O preço, que antes estava em R$ 102,52, passou para R$ 99,36 por saca de 50 quilos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.