CI

Zarc da soja completa um ano: Entenda

“Temos tecnologia para identificar o tipo de solo, o tipo de manejo, as culturas antecessoras e a recomendação de correção"


“O Zarc é uma ferramenta poderosa para os produtores" “O Zarc é uma ferramenta poderosa para os produtores" - Foto: Agrolink

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja completou um ano desde sua atualização em abril de 2023, anunciada pelo Ministério da Agricultura. Esta atualização tem se mostrado eficaz na mitigação de riscos climáticos, de acordo com Guilherme Frezzarin, da FF Seguros. Desde sua implementação, o novo Zarc oferece aos agricultores uma visão mais precisa das condições edafoclimáticas, com uma abordagem mais complexa na classificação de solos, levando em conta percentuais de argila, silte, areia e Água Disponível (AD). 

“O Zarc é uma ferramenta poderosa para os produtores, que permite planejar a safra e adequar as janelas de cultivo para proteger a lavoura contra intempéries e preservar o máximo potencial produtivo da soja. A tendência é que o Zarc evolua cada vez mais e possa trazer recomendações para necessidades específicas e condições locais”, opina Frezzarin.

Após um ano de aplicação no campo, o Zarc é celebrado como uma iniciativa inspiradora impulsionando uma agricultura mais inteligente e resiliente aos desafios climáticos. A Embrapa lançou o Documento 447, propondo a incorporação de novos indicadores ao Zarc, especialmente relacionados ao aporte de água nos sistemas agrícolas, essencial para a soja. A iniciativa cria áreas de produção de soja em quatro níveis de manejo (NMs), utilizando o Índice de Qualidade Estrutural do Solo (IQEs) obtido pelo Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES). Isso ajusta os parâmetros do Zarc de acordo com a qualidade e histórico do manejo, reduzindo os riscos hídricos do NM1 ao NM4.

“Temos tecnologia para identificar o tipo de solo, o tipo de manejo, as culturas antecessoras e a recomendação de correção de solo para aderir ao seguro. A cultura do seguro faz parte desse pacote de tecnologias”, conta Frezzarin. “Os produtores brasileiros estão na vanguarda da tecnologia, visando produzir com qualidade, resiliência e responsabilidade socioambiental. Nesse sentido, a FF Seguros inova junto com os produtores e se posiciona como uma parceira que oferece o seguro ideal”, diz o superintendente de agronegócios da FF Seguros.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.