CI

Empregos no campo crescem 6,4% em Goiás

Goiás tem maior alta proporcional de empregos do país



Foto: Divulgação

O setor agropecuário de Goiás apresentou crescimento na geração de empregos formais entre janeiro e maio de 2025. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), validados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Segundo a Seapa, foram registradas 46.759 admissões no estado durante o período, o que representa um aumento de 6,4% em relação às 43.938 contratações verificadas no mesmo intervalo de 2024. O desempenho foi impulsionado, em grande parte, pelas atividades ligadas à agricultura e à pecuária, que concentraram 41.304 dos postos de trabalho criados, o equivalente a 88,3% do total.

Com base nesse resultado, Goiás liderou, entre os estados brasileiros, o crescimento proporcional de empregos formais no país durante os cinco primeiros meses de 2025. De acordo com o IMB, o número de vínculos ativos no estado teve alta de 3,5%, índice superior às médias do Centro-Oeste (3,2%) e do Brasil (2,2%).

A Seapa atribui os bons números a um conjunto de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da atividade rural. “O cenário positivo é resultado das ações do Governo de Goiás voltadas ao fortalecimento do meio rural, com participação da Seapa e suas jurisdicionadas, responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas de inclusão produtiva, qualificação profissional, fomento à produção e apoio ao produtor”, informou a pasta.

A secretaria também ressaltou a contribuição de projetos como o acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os cursos do programa Crédito Social, além de ações voltadas à assistência técnica e ao melhoramento genético de rebanhos voltados à agricultura familiar.

Com o ritmo atual de contratações e o desempenho consistente do setor, a expectativa do Governo de Goiás é de que o saldo de empregos formais no campo em 2025 supere os resultados do ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.