CI

Por que os preços da tilápia caíram?

Já as exportações mantêm tendência de crescimento


Foto: Canva

Em meio à pressão da oferta, os pesquisadores do Cepea observaram que os volumes negociados com as indústrias superaram os registros dos anos anteriores para o mesmo período. A tendência é de que essa oferta continue a crescer em março, impulsionada pelo período da Quaresma, que tradicionalmente estimula o consumo de pescados.

Embora as exportações brasileiras de tilápia tenham registrado uma queda de 21,1% em fevereiro, em comparação com o mês anterior, os números continuam a demonstrar um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023. Dados compilados e analisados pelo Cepea a partir de informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que foram embarcadas 775 toneladas de tilápia, incluindo filés e produtos secundários.

Apesar dos desafios enfrentados pelo mercado interno, o setor de exportação mantém uma tendência de crescimento robusta. Essa expansão é uma oportunidade para os produtores brasileiros, especialmente diante do contexto global em que a demanda por frutos do mar continua a crescer.

O setor continua a se beneficiar de uma demanda internacional crescente, mesmo diante de desafios domésticos. Os próximos meses serão decisivos para observar como o mercado se adapta a essas dinâmicas e como os produtores podem aproveitar as oportunidades emergentes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.