EUA registram queda na área total de trigo
Kansas mantém 48% da safra em boa condição

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou, nesta terça-feira (1º), que a colheita do trigo de inverno atingiu 37% da área plantada até o dia 29 de junho. O índice é 15 pontos percentuais inferior ao registrado no mesmo período de 2024 e cinco pontos abaixo da média dos últimos cinco anos.
Segundo o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, o andamento da colheita está abaixo da média histórica em nove dos 18 estados avaliados. Quanto à qualidade da safra, 48% da produção foi classificada como boa a excelente, uma redução de um ponto percentual em relação à semana anterior. No Kansas, principal estado produtor de trigo de inverno, o índice também é de 48%.
A estimativa total de área plantada com trigo para a safra de 2025 é de 45,5 milhões de acres, o que representa uma queda de 1% em relação a 2024. O trigo de inverno, principal variedade, ocupa 33,3 milhões de acres, um recuo inferior a 1% em comparação ao ano passado, mas um leve aumento em relação à projeção anterior.
Dentro do grupo de trigo de inverno, o USDA estima que 23,6 milhões de acres correspondem ao trigo vermelho duro, 6,10 milhões de acres ao trigo vermelho macio e 3,67 milhões de acres ao trigo branco.
Em relação ao trigo de primavera, a estimativa de plantio para 2025 é de 10 milhões de acres, uma retração de 5% em relação a 2024. Desse total, aproximadamente 9,44 milhões de acres são de trigo vermelho duro de primavera. Já a área destinada ao trigo durum foi projetada em 2,11 milhões de acres, aumento de 2% sobre a safra anterior.