CI

Toneladas de alimentos da agricultura familiar serão doados no Ceará

Agricultores familiares cearenses contribuem com mais de 2,9 mil toneladas de alimentos


Foto: Pixabay

A partir deste mês de fevereiro, mais de 2,9 mil toneladas de alimentos produzidos por agricultores e agricultoras familiares cearenses serão entregues à rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, bem como a outras entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas, conforme o divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa iniciativa é realizada por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A Conab desempenha um papel crucial nessa ação, adquirindo os produtos da agricultura familiar com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e direcionando-os a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Ao todo, 1.755 agricultores e agricultoras do estado, representando 79 associações e cooperativas em 43 municípios, estarão envolvidos no fornecimento desses alimentos. Destaca-se a significativa participação das mulheres do campo, alcançando 74,1% nas propostas do PAA aprovadas pela Conab no Ceará. O investimento total nessas iniciativas atinge quase R$ 24 milhões. Os alimentos beneficiarão mais de 1,2 milhão de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pelas instituições recebedoras indicadas nas propostas.

Além disso, aproximadamente R$ 1 milhão serão destinados ao Programa para execução da modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar. Nessa modalidade, a Conab adquiriu leite em pó de 71 agricultores da Cooperativa Regional dos Assentamentos da Reforma Agrária do Sertão Central (Cooperasc), localizada no município de Quixeramobim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.