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Cooperativa gaúcha aposta na exportação de arroz 

“Essa experiência inédita mostra que o cooperativismo moderno também é um agente"



“Essa experiência inédita mostra que o cooperativismo moderno também é um agente ativo" “Essa experiência inédita mostra que o cooperativismo moderno também é um agente ativo" - Foto: Pixabay

Diante de uma retração de 41% nos preços do arroz em casca no mercado interno nos últimos 12 meses, conforme dados do Cepea até maio de 2025, a Cooperativa Arrozeira Palmares deu um passo inédito: exportou 70 mil sacos do grão por meio do Porto do Rio Grande. A ação busca enfrentar a baixa liquidez e garantir alternativas aos produtores associados.

Com sede em Palmares do Sul (RS), a cooperativa viu seus volumes de compra dobrarem após o início da operação, o que ajudou a estabilizar os preços na região, segundo seu presidente, José Mathias. A iniciativa evidencia o papel estratégico da gestão cooperativa em tempos de adversidade no mercado.

“Como cooperativa, temos limitações de compra. Diante do travamento do mercado, abrimos uma nova frente. A exportação nos permitiu dobrar o volume adquirido em apenas um mês e garantir a liquidez dos nossos associados”, explica José Mathias, presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares.

A Arrozeira Palmares é referência no setor orizícola brasileiro, com 170 associados ativos, atuação em oito municípios gaúchos, capacidade de beneficiamento de 1,5 milhão de fardos anuais e distribuição para mais de 1.500 pontos de venda no país. Seu arroz, com nove variedades, é o único no Brasil com certificação de Denominação de Origem.

Mais do que uma abertura comercial, a exportação se consolida como ferramenta de equilíbrio de mercado, ajudando a reduzir excedentes e sustentando a renda do produtor. A cooperativa sinaliza que essa estratégia poderá ser repetida sempre que necessário para garantir a sustentabilidade do setor.

“Essa experiência inédita mostra que o cooperativismo moderno também é um agente ativo de mercado. Estamos preparados para repetir e ampliar essa estratégia sempre que for necessário para garantir a sustentabilidade do negócio do produtor”, conclui Mathias.
 

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