CI

RR: técnicos da Conab realizam pesquisa de preços para o PAA

Esses dados balizarão a execução do Programa, conforme a nova metodologia estabelecida pelo Grupo Gestor do PAA em 2023


Foto: Pixabay

A partir desta sexta-feira (5), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam os trabalhos de pesquisa de campo relativos ao mercado varejista de produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Roraima. Esses dados balizarão a execução do Programa, conforme a nova metodologia estabelecida pelo Grupo Gestor do PAA em 2023. O PAA é operacionalizado pela Conab com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O mapeamento dos preços será realizado em Boa Vista, Rorainópolis e Pacaraima. Na capital do estado, a pesquisa contará com o apoio de técnicos da Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Roraima e da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do Estado de Roraima. Já nos municípios de Rorainópolis e de Pacaraima as atividades serão realizadas em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, que tem representação em todo o estado.

“Esse trabalho em parceria irá permitir que não haja divergência nos preços de referência das políticas voltadas para a agricultura familiar no estado. Assim, temos como objetivo unificar os valores utilizados tanto no Pnae como no PAA federal e estadual”, destaca o superintendente da Companhia em Roraima, Janderson Maués. As apurações ocorrerão no mercado local varejistas e nas feiras da agricultura familiar e a previsão é que o trabalho seja concluído até o dia 12 de abril. 

No último ano, a Conab em Roraima contratou 28 projetos da agricultura familiar a fim de apoiar a comercialização dos alimentos produzidos por meio do PAA. Destas propostas,  seis são de organizações que têm como fornecedores 100% de famílias indígenas. Ao todo, serão destinados cerca de R$12,5 milhões para auxiliar no escoamento de aproximadamente 2,9 mil toneladas de produtos. 

Nessas operações, mais de 880 agricultores e agricultoras familiares que vivem nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Pacaraima, Amajari, Caroebe, São João da Baliza, Uiramutã e Rorainópolis irão fornecer aproximadamente 2,9 mil toneladas de alimentos. Tiveram prioridade de venda ao PAA povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados (as) da reforma agrária, pescadores(as), juventude rural, entre outros, assegurando a justiça de gênero, com participação de no mínimo 50% de mulheres.

PAA – Por meio desse programa, o governo adquire a produção dos agricultores familiares com projetos aprovados, e esses entregam os alimentos diretamente para as entidades beneficiárias, como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias. Entre as principais finalidades do programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda, incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos por pequenos agricultores, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.