CI

Lucratividade da soja aperta no Brasil

A perspectiva de lucro está agora fortemente ligada ao desempenho da produtividade


 “A princípio, temos sinalizações abaixo dos resultados ainda  positivos de 2023" “A princípio, temos sinalizações abaixo dos resultados ainda  positivos de 2023" - Foto: Pixabay

Na safra 2023/24, os sojicultores brasileiros enfrentam desafios com possível queda nos lucros devido à redução dos preços da soja e uma esperada diminuição na produtividade, conforme indicado pela DATAGRO Grãos. A influência do fenômeno El Niño resultou em uma produtividade média mais baixa, levando a uma revisão para baixo das estimativas de lucro. 

Apesar da redução nos custos de produção, a perspectiva de lucro está agora fortemente ligada ao desempenho da produtividade. A consultoria também reduziu suas estimativas de produtividade média para a safra atual, representando um declínio de 10% em relação ao recorde anterior. Embora os custos operacionais tenham diminuído nos principais estados produtores, isso ocorre em uma base elevada, sendo o único fator positivo para os produtores, junto com pequenas economias em insumos e leve retração na taxa de câmbio, contrabalançados pelo aumento nos custos fixo

“Depois de 17 anos seguidos de renda dominantemente positiva aos produtores brasileiros de soja, a temporada da safra 2023/24 corre o risco  de ter resultados negativos para a maioria. Só conseguirá atingir o 18º ano de lucratividade bruta favorável aqueles produtores que obtiveram sucesso na produtividade média”, analisa França Junior. “A princípio, temos sinalizações abaixo dos resultados ainda  positivos de 2023, e muito abaixo dos excepcionais números de 2020, 2021 e 2022, com indicação de custos de produção menores, mas cenário pior de preços domésticos e produtividades seriamente comprometidas”, complementa o líder de conteúdo da DATAGRO Grãos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.