Arroba do boi gordo sobe 48,78% em Mato Grosso
Arroba do boi avança com menor abate de fêmeas

O valor da arroba do boi gordo a prazo em Mato Grosso alcançou R$ 308,51 na parcial de junho de 2025, segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (30). O número representa um aumento de 48,78% em relação ao mesmo período de 2024.
A elevação mantém uma trajetória de valorização iniciada em agosto de 2024, quando houve a reversão de um ciclo de 28 meses consecutivos de queda nos preços. “Desde o segundo semestre do ano passado, observamos uma mudança estrutural no comportamento do mercado, que agora sinaliza uma fase de alta dentro do ciclo pecuário”, informou o Imea.
Apesar de desvalorizações pontuais no comparativo mensal, o indicador anual segue positivo, refletindo fatores estruturais que sustentam a elevação nos preços. Entre os principais impulsionadores, estão o aumento da demanda externa, o maior valor médio pago pela carne exportada e o bom desempenho do consumo doméstico.
O instituto também destacou que, historicamente, o segundo semestre apresenta menor oferta de fêmeas para abate, o que pode acentuar a pressão de alta sobre os preços da arroba. Essa redução na disponibilidade de animais, aliada à boa performance nas exportações, reforça a tendência de valorização do boi gordo nos próximos meses.