CI

MT: milho volta a ganhar espaço e lidera crescimento no campo

Área destinada ao grão foi consolidada em 7,26 milhões de hectares



Foto: Divulgação

A cultura do milho volta a ganhar força em Mato Grosso na safra 2024/25, com expectativa de quebra de recordes. Segundo informações do boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área destinada ao grão foi consolidada em 7,26 milhões de hectares no mês de agosto, representando um aumento de 1,80% em relação à estimativa anterior e de 6,29% ante o ciclo 2023/24.

A recuperação da atratividade do milho é explicada, principalmente, pela valorização do preço da commodity no momento de planejamento da temporada. Com isso, produtores voltaram a priorizar o cultivo do grão em detrimento de alternativas como o sorgo e o gergelim, que haviam ocupado parte da área plantada na safra passada.

A análise do Imea, baseada em imagens de geoprocessamento, também revisou para cima a produtividade média esperada no estado. A nova projeção aponta rendimento de 126,27 sacas por hectare, o que representa um avanço de 9,27% na comparação com a safra anterior.

Com a combinação de maior área plantada e melhor produtividade, a produção de milho em Mato Grosso na temporada 24/25 está estimada em 55 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 16,14% em relação ao ciclo anterior e configura a maior colheita da série histórica registrada pelo Instituto.

Os dados confirmam o protagonismo de Mato Grosso como principal produtor de milho do país e indicam que, diante de condições de mercado favoráveis, o grão tende a recuperar o espaço perdido nos últimos anos, impulsionando a renda dos produtores e fortalecendo a cadeia produtiva do agronegócio estadual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.