Redução de chuvas favorece colheita da soja em Goiás
Goiás conclui colheita de soja com 4.122 kg/ha

A colheita da soja foi finalizada ainda na primeira quinzena de abril em Goiás, segundo dados do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado na última quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Apesar da redução das chuvas durante o mês, o clima favoreceu o andamento dos trabalhos no campo.
“A redução das chuvas em abril permitiu um bom ritmo para o encerramento da colheita”, informou a Conab no relatório. A área plantada foi mantida em 4,954 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 4.122 quilos por hectare.
Segundo o levantamento, o regime de precipitações, ainda que irregular, beneficiou as lavouras de ciclo médio e tardio. No entanto, a Conab registrou perdas pontuais. “Houve decréscimos de produtividade em algumas localidades, em razão da redução de chuvas no final do ciclo da cultura”, pontuaram os técnicos.
Apesar das variações regionais, o estado manteve níveis médios de produção próximos aos esperados, consolidando o desempenho da safra 2024/25.