CI

Produção de citros sofre impacto do clima

O manejo fitossanitário continua em andamento


Foto: Seane Lennon

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, a colheita de limão Tahiti está em andamento, enquanto as variedades precoces de laranja e bergamota iniciam o processo de colheita. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28/03) pela Emater/RS-Ascar, é prevista uma redução de até 30% na produção de citros devido ao excesso de chuvas durante a floração. O manejo fitossanitário continua em andamento, e o preço médio da bergamota é de R$ 50,00 por caixa de 24 kg.

Na região de Frederico Westphalen, os citros de ciclo médio e tardio estão em fase de desenvolvimento de frutos, enquanto os de ciclo precoce começam a amadurecer. As variedades superprecoces Satsuma e Okitsu já estão em processo de colheita, com o preço mantido em R$ 60,00 por caixa de 22 kg. Contudo, ataques de bicho-furão e mosca-das-frutas demandam medidas de controle.

Em Santa Maria, os citros enfrentam perdas de produtividade em São Vicente do Sul devido aos ataques de cochonilha, pulgão e larva-minadora. Além disso, em Cachoeira do Sul, há uma incidência de cancro-cítrico, afetando as plantações.

Na região de Santa Rosa, as plantas estão em fase de frutificação, porém com baixa carga de frutos devido ao excesso de chuva e granizo ocorrido em novembro. Doenças como ácaro da leprose, cancro e verrugose, juntamente com pragas como pulgão, cochonilha e larva-minadora, têm afetado as plantações. O sol intenso tem causado queimaduras em frutas mais expostas na copa das árvores, enquanto a reinfestação de mosca-negra-dos-citros é observada, o que pode resultar em um aumento significativo da população desses insetos na região.

Na região de Soledade, a colheita da bergamota Okitsu está em andamento, enquanto os demais citros estão em fase de formação de frutos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.