CI

Agricultores poloneses bloqueiam fronteira alemã

Os participantes do protesto expressam de maneira contundente sua oposição ao "Pacto Verde europeu"


Protestos vem acontecendo em 2024 Protestos vem acontecendo em 2024 - Foto: Pixabay

Agricultores da Polônia iniciaram hoje o bloqueio de um posto fronteiriço crucial com a Alemanha, localizado em Slubice. O motivo do protesto é a oposição às regulamentações europeias e às importações de produtos provenientes de fora da União Europeia (UE), conforme relatado pela agência France-Presse (AFP).

Os participantes do protesto expressam de maneira contundente sua oposição ao "Pacto Verde europeu", destacando a necessidade urgente de implementar medidas concretas para regulamentar as "importações de produtos agroalimentares provenientes de fora da UE". Além disso, eles reivindicam a implementação de políticas efetivas que garantam a salvaguarda da produção agrícola, enfatizando a importância de proteger os interesses locais e fortalecer a autonomia na produção de alimentos. 

Dariusz Wrobel, um dos líderes da mobilização, destaca que os agricultores poloneses compartilham uma forte afinidade com o movimento de protesto que está se desenrolando em diversas regiões da Europa. Ele ressalta a coesão e solidariedade entre os agricultores do país, que se unem em consonância com as preocupações e demandas expressas por seus pares em todo o continente.

Além disso, foram registrados incidentes isolados de produtos agrícolas ucranianos sendo despejados em estradas ou ferrovias próximas à fronteira entre a Polônia e a Ucrânia. Na última sexta-feira, o governo polonês informou à AFP que Varsóvia e Kyiv estavam "longe de um acordo" em relação à importação de produtos agrícolas ucranianos. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, declarou que a Ucrânia reserva "o direito de aplicar medidas retaliatórias".
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.