CI

Brasília será a “capital da cana” entre 10 e 11 de abril

Os debates serão realizados dentro da programação de dez painéis com moderadores e convidados


Foto: Canva

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) promove nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília – DF, o Cana Summit, um evento inovador da cadeia sucroenergética que discutirá o futuro da cana-de-açúcar. Os debates serão realizados dentro da programação de dez painéis com moderadores e convidados que vão abranger os principais temas que permeiam a produção no Brasil.

O encontro será realizado no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) e espera reunir 500 participantes, além dos mais de 30 convidados debatedores, incluindo políticos, especialistas e lideranças do setor.

Nomes como do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira estão entre as autoridades aguardadas.

A programação oficial começa com a realização de dois fóruns voltados aos produtores de cana com a participação de ex-ministros, como da atual senadora Teresa Cristina e do engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, e de deputados do setor, com destaque para Pedro Lupion, Arnaldo Jardim, José Vitor, Marussa Boldrin, Ana Paula Leão e Ricardo Salles.

Também no primeiro dia haverá o painel ‘Visão Geral do Produtor e Expectativas’ com a participação de representantes de cooperativas e ORPLANA. Na ocasião, a ORPLANA juntamente com as cooperativas Coplana, Coopercitrus, Coplacana e Copercana apresentará um Raio-X detalhado dos produtores de cana-de-açúcar do país.

Completando o cronograma do dia 10, o Cana Summit abordará os ‘Modelos e Precificação de Cana’. O painel terá mediação do diretor de projetos do PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Haroldo Torres, e visa mostrar a dinâmica adotada na precificação da cana em diferentes países produtores.

“O Cana Summit será um momento único de discussão de temáticas de sustentabilidade, precificação de cana e políticas públicas voltadas ao produtor. Queremos, por meio dos painéis, mostrar a força da classe e trazer as propostas tão aguardadas pelo segmento”, adianta o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.

Segundo dia

O segundo dia do Cana Summit será dedicado para discutir três grandes temáticas de interesse do produtor de cana. O ‘Mercado Sustentável e as Oportunidades de Rentabilidade para o Produtor’ será um tema a ser debatido. O painel, marcado para às 11h30, abordará como o RenovaBio, os Créditos de Carbono e as Certificações podem contribuir para trazer mais rentabilidade aos canavicultores.

Na sequência, representantes das associações da ORPLANA, ao lado de Nogueira, participarão do painel ‘Visão Estratégica de Lideranças da Produção de Cana do Brasil’.

Por fim, o professor e engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves – juntamente com outros nomes do setor como o diretor geral do IAC (Instituto Agronômico), Marcos Landell; o presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), Caio Carvalho; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá – fará parte do painel que discutirá os ‘Caminhos para o Produtor do Futuro’.

O debate tem por intuito apresentar caminhos possíveis em direção ao futuro da expansão da cana-de-açúcar e, consequentemente, apontar soluções para os entraves dos produtores.

Antes, governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e prefeitos de cidades produtoras de cana marcarão presenças em diferentes fóruns de discussão sobre a cultura.

O encerramento do Cana Summit está previsto para 16h, com a apresentação de uma carta/documento de todos os pleitos apresentados e prometidos no evento.

“Vamos debater temas cruciais para o sucesso da atividade, com análise dos novos ciclos de produção de cana no Brasil. Será uma grande oportunidade para busca de mais conhecimento e também de representatividade junto ao governo”, finaliza o CEO da ORPLANA.

SERVIÇO

Cana Summit 2024

Dias: 10 e 11 de abril

Local: CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília – DF

Horário: das 7h às 17h30 e das 8h às 16 horas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.