CI

Produção de trigo deve crescer 11% na União Europeia

Estimativa aponta alta de trigo na safra 2025/26



Foto: Divulgação

Segundo o relatório de maio da World Agricultural Production (WAP), divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de trigo na União Europeia para o ano comercial 2025/26 é estimada em 136,0 milhões de toneladas métricas. O volume representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior e está 3% acima da média dos últimos cinco anos.

A área colhida na atual temporada é estimada em 24,0 milhões de hectares, crescimento de 6% na comparação anual. A produtividade média prevista é de 5,67 toneladas por hectare, índice 5% superior ao ciclo anterior e 2% acima da média de cinco anos.

De acordo com o relatório, "as condições gerais são geralmente favoráveis para as culturas na UE", conforme indicado pelo desvio da média do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), obtido por imagens de satélite. O documento também aponta que, embora o início do plantio tenha sido marcado por fortes chuvas em setembro, o clima se estabilizou posteriormente, permitindo o avanço da semeadura — mesmo com atraso em algumas regiões.

As precipitações de outono provocaram inundações e perdas pontuais de plantas, mas também contribuíram para a reposição da umidade do solo em diversas áreas. O relatório destaca que "o inverno foi ameno, sem grandes perdas climáticas", favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

Nos principais países produtores da União Europeia, como Alemanha e França, o clima tem sido mais estável em comparação à temporada anterior, quando chuvas excessivas afetaram a produtividade. O USDA observa, no entanto, que "umidade adicional seria bem-vinda nos países do norte da França, Alemanha e Polônia", devido à seca da primavera que começa a avançar em direção à Europa Central, atingindo Hungria, República Tcheca e Eslováquia.

Nos Bálcãs, as condições climáticas também foram positivas, principalmente para o plantio de outono. A tendência é de que os agricultores da região invistam mais nas safras de inverno, como o trigo, após perdas sucessivas nas culturas de verão, como milho e soja. A Itália também registrou clima favorável para o cultivo de trigo.

O relatório ainda informa que "tanto a França quanto a Alemanha aumentaram a área de trigo para a safra 2025/26", decisão influenciada por exigências e ajustes da Política Agrícola Comum (PAC). Na Espanha, o excesso de chuvas no outono dificultou o plantio inicialmente, mas a posterior seca favoreceu a continuidade dos trabalhos e o desenvolvimento da cultura, sustentado por níveis de umidade do solo acima da média.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.