CI

Reciclagem dos efluentes industriais é um passo rumo à sustentabilidade

O Dia Mundial da Água destaca a importância vital desse recurso


Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, destaca a importância vital desse recurso e a necessidade urgente de adotar práticas sustentáveis para sua preservação. Este ano, com o tema "A Água nos Une, o Clima nos Move", escolhido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é imprescindível ressaltar os esforços contínuos para enfrentar desafios ambientais, incluindo o tratamento adequado dos efluentes industriais.

As indústrias desempenham um papel crucial na economia, mas também têm uma grande responsabilidade ambiental. Seus efluentes, quando despejados sem tratamento adequado, representam uma séria ameaça à qualidade da água e à saúde dos ecossistemas do planeta. “Diante dessa realidade, é crucial que as indústrias adotem práticas responsáveis de tratamento dos seus efluentes. Além de cumprir as regulamentações ambientais, o tratamento adequado demonstra um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais”, comenta Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e diretora da Tera Ambiental.

A Tera Ambiental exemplifica esse compromisso ao adotar práticas sustentáveis no tratamento de resíduos orgânicos líquidos e sólidos. A empresa utiliza processos avançados de reciclagem de efluentes e compostagem em larga escala para transformar resíduos em produtos de valor ambiental, alinhados aos conceitos da economia circular.

O processo inclui o tratamento dos efluentes industriais em lagoas de aeração e decantação, seguido pela compostagem do lodo resultante. Esse fertilizante orgânico composto é produzido com alta qualidade e contribui para a fertilização do solo e a produção de alimentos saudáveis, evitando a geração de passivos ambientais.

Essas práticas não apenas reduzem o impacto ambiental das operações industriais, mas também criam valor econômico e ambiental para a comunidade. A gestão adequada dos efluentes resulta em melhorias na qualidade da água, protegendo os ecossistemas e garantindo um futuro sustentável.

Com informações da assessoria.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.