CI

Minas Gerais está livre de febre aftosa sem vacinação

Portaria nacional marca conquista para o estado


Foto: Divulgação

No dia 21 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 665, que reconhece oficialmente o estado de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação, juntamente com outros estados brasileiros. De acordo com a Secretaria de  Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, essa conquista representa um marco histórico para Minas, que desde os anos 70 era obrigada a imunizar seu rebanho duas vezes ao ano contra a doença.

O reconhecimento do Mapa confirma que o vírus da febre aftosa não está em circulação no território mineiro, reforçando o compromisso do governo estadual em garantir a sanidade animal, o que tem um impacto direto na proteção da população e na economia do estado.

Além disso, esse reconhecimento traz confiabilidade aos produtos de origem animal de Minas Gerais, posicionando o estado como uma região que prioriza a sanidade de seu rebanho. Isso não só valoriza a produção local, mas também gera economia para os produtores, que não precisarão mais arcar com os custos de imunizantes e contratação de pessoal especializado para aplicação das vacinas.

Outro aspecto importante desse reconhecimento é o impacto positivo nos mercados externos. Com a certificação de livre de febre aftosa sem vacinação, os produtores mineiros ganham acesso a mais oportunidades de negócios, uma vez que muitos países exigem essa condição para importar produtos de origem animal. Isso pode impulsionar a expansão dos negócios e atrair investimentos para o estado.

A expectativa é que, até 2025, Minas Gerais alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que consolidaria ainda mais o reconhecimento internacional do estado.

A Portaria nº 665 estabelece ainda medidas rigorosas para garantir a manutenção desse status sanitário. Proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a doença em território mineiro, assim como o ingresso de animais vacinados de outras regiões. Além disso, regula o transporte de animais destinados a outros estados, exigindo a adoção de medidas sanitárias específicas.

Como parte do processo de manutenção desse reconhecimento, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) convoca os produtores do estado a participarem da campanha de atualização de rebanhos, que acontece de 1º de maio a 30 de junho. É fundamental que os produtores informem regularmente os dados de seus rebanhos, garantindo a atualização necessária para o pleito internacional de livre de febre aftosa sem vacinação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.