CI

Colheita e ensilagem de milho avançam no RS

Na região de Bagé, os produtores implantaram lavouras em diferentes épocas para reduzir os riscos climáticos


Foto: Agrolink

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a colheita e a ensilagem de milho continuam em progresso nos dias de tempo seco e radiação solar predominante. Atualmente, a produtividade projetada é de 35.518 kg/ha, com as operações se aproximando da conclusão.

Em grande parte do Rio Grande do Sul, a qualidade da silagem produzida está adequada devido às precipitações ao longo do ciclo. No entanto, em algumas áreas, mesmo com chuvas frequentes, a qualidade foi afetada devido à alta pressão de cigarrinha. Apesar das aplicações de inseticidas, danos consideráveis ocorreram, especialmente em variedades menos tolerantes ao enfezamento.

Na região de Bagé, na Campanha, os produtores implantaram lavouras em diferentes épocas para reduzir os riscos climáticos. Contudo, ainda assim, houve quebra. As áreas estabelecidas na primavera enfrentaram excesso de umidade, resultando em problemas de estande e crescimento vegetativo. Já as áreas implantadas a partir da segunda quinzena de dezembro sofreram estresse devido à falta de umidade em diversas fases do desenvolvimento, resultando em perdas estimadas em média de 15% em Hulha Negra, 20% em Aceguá e 40% em Candiota, onde a estiagem foi mais grave.

Na região de Soledade, as lavouras em fase reprodutiva (18% do total) apresentam bom padrão, influenciadas por fatores climáticos favoráveis. Entretanto, em algumas áreas plantadas tardiamente, foi observado acamamento devido aos ventos ocorridos na metade do período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.