Gripe aviária: caso está contido e não afeta exportações, afirma ABPA
“A situação é pontual, está sob controle', diz ABPA

Um foco pontual de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) foi identificado em uma granja comercial localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta sexta-feira.
De acordo com a entidade, todas as medidas de contenção foram adotadas imediatamente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi). A ABPA e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) acompanham o caso e apoiam os trabalhos técnicos no local.
Ministro afirma que consumo de frango e ovos segue seguro.
“A situação é pontual, está sob controle e segue monitorada pelas autoridades sanitárias”, informou a ABPA.
A associação reforçou que confia na agilidade das ações conduzidas pelo MAPA e pela Seapi para que o episódio seja solucionado o mais rápido possível, sem impactos prolongados ao setor produtivo.
A ABPA também destacou que a presença do vírus não representa risco à saúde humana por meio do consumo de produtos avícolas. “Casos da doença em aves não oferecem perigo ao consumidor final”, ressaltou a entidade.