CI

Preço da arroba do boi gordo a prazo registra queda em Mato Grosso

Apesar da desaceleração observada no mercado de bovinos em ambas as regiões


Foto: Judson Valentim/Embrapa

Na terceira semana de março de 2024 (até 22/03), o diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo alcançou a média de -12,91%, apresentando um aumento de 0,70 ponto percentual em relação ao mesmo período de fevereiro de 2024. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesse intervalo, o preço da arroba do boi gordo a prazo em Mato Grosso registrou uma redução de 1,58% em comparação com fevereiro de 2024, sendo cotado a R$ 204,68 por arroba.

Enquanto isso, em São Paulo, houve uma queda de 2,37% no mesmo período, com o preço a prazo cotado a R$ 235,04 por arroba, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ambos livres de Funrural.

Apesar da desaceleração observada no mercado de bovinos em ambas as regiões, devido ao aumento no número de abates, a praça mato-grossense se manteve relativamente estável nos últimos meses. Isso tem contribuído para que o diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo apresente uma tendência de encurtamento em março de 2024 em comparação com fevereiro do mesmo ano. Esta tendência reflete também em uma redução do diferencial entre as praças em relação ao ano anterior, uma vez que a média do indicador em 2023 foi de -15,31%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.