CI

Investimento bilionário mira agro e tokenização

A operação é vista como parte dos planos da Tether de avançar na tokenização



A operação é vista como parte dos planos da Tether de avançar na tokenização A operação é vista como parte dos planos da Tether de avançar na tokenização - Foto: Pixabay

A Tether, emissora da stablecoin USDT, atualmente com valor de mercado próximo a US$ 150 bilhões, finalizou a aquisição de 70% da produtora agroindustrial Adecoagro, ampliando sua participação inicial de 9,8% realizada em setembro de 2024. A operação marca uma nova fase na estratégia da Tether de investir em infraestrutura do mundo real, com foco em tokenização de ativos físicos. As informações são de matéria publicada por Tom Carreras e editada por Aoyon Ashraf.

A empresa aumentou sua fatia para 51% em fevereiro deste ano e, em março, avançou para 70%, consolidando o controle acionário da Adecoagro, que possui operações no Brasil, Argentina e Uruguai em áreas como produção de alimentos, energia renovável, usinas de açúcar, arroz e laticínios. Com essa aquisição, a Tether alinha a companhia agroindustrial à sua missão de promover liberdade econômica por meio de finanças descentralizadas, com investimentos estratégicos em mercados considerados carentes.

A operação é vista como parte dos planos da Tether de avançar na tokenização de ativos do mundo real. Em 2024, a empresa lançou o Hadron, uma plataforma desenvolvida para converter ativos físicos como commodities, ações e títulos em representações digitais baseadas em blockchain. O CEO da Tether, Paolo Ardoino, afirmou que a parceria com a Adecoagro fortalece os laços entre setores tradicionais e o futuro das finanças descentralizadas.

A reestruturação do conselho da Adecoagro também reforça essa visão de longo prazo. Cinco membros deixaram seus cargos, dando lugar a executivos ligados à Tether. Juan Sartori, empresário uruguaio com histórico no agronegócio e na política, assumiu a presidência do conselho. A movimentação foi bem recebida pelo mercado: as ações da AGRO subiram 2,6% na quarta-feira, refletindo a confiança dos investidores na nova fase da empresa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.