CI

Campanha de atualização de rebanhos começa dia 1º no Paraná

Desde 27 de maio de 2021, o Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre



Foto: Pixabay

Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), a partir desta quarta-feira, 1º de maio, até 30 de junho, inicia-se a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024. A Seab destaca que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. A não realização da atualização impedirá a obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA será emitida somente após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, entre outros, além de colmeias de abelhas e bicho da seda.

Os produtores têm três opções para realizar a atualização: através do aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritórios de Atendimento em seus municípios. Aqueles que não realizarem a atualização até 30 de junho estarão sujeitos a penalidades previstas na legislação, incluindo multas.

O acesso ao sistema está disponível diretamente pelo link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para realizar a comprovação, o produtor deve possuir o CPF cadastrado. Em casos de necessidade de ajustes no cadastro inicial, como correção de e-mail ou outra informação, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Segundo a Gerência de Saúde Animal, o Paraná possui 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias, com cerca de 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outras espécies.

Desde 27 de maio de 2021, o Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Como compromisso do Estado, é necessário realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.