CI

Soja encerra semana em queda com ausência da China

De acordo com a consultoria, o contrato de soja para agosto subiu 0,63%



De acordo com a consultoria, o contrato de soja para agosto subiu 0,63% De acordo com a consultoria, o contrato de soja para agosto subiu 0,63% - Foto: Pixabay

A soja negociada na Bolsa de Chicago (CBOT) encerrou a semana em leve alta nesta sexta-feira (2), mas acumulou perdas importantes nos últimos dias. Segundo informações da TF Agroeconômica, a oleaginosa teve avanço discreto nos contratos de agosto e setembro, mas a ausência da China nos relatórios de compras e o bom desempenho da safra americana pressionaram os preços ao longo da semana.

De acordo com a consultoria, o contrato de soja para agosto subiu 0,63%, fechando a $ 961,50 por bushel, enquanto o de setembro avançou 0,58%, a $ 968,75. O farelo de soja para agosto subiu 0,67%, a $ 263,55 por tonelada curta, e o óleo de soja fechou o dia com alta de 0,59%, cotado a $ 56,04 por libra-peso.

Nesse cenário, apesar do fechamento positivo no dia, o cenário semanal foi de queda. A soja acumulou recuo de 3,70% (ou $ 37,00 cents/bushel), reflexo da grande concorrência da soja brasileira no mercado internacional e das boas condições das lavouras nos Estados Unidos, que devem garantir uma safra robusta. A situação já preocupa produtores em regiões onde os preços estão abaixo do custo de produção e onde a capacidade de armazenagem está próxima do limite.

A ausência da China, principal destino da soja americana em 2025 com 18,2 milhões de toneladas embarcadas até agora, nos relatórios comerciais recentes acendeu um sinal de alerta. Outros destinos relevantes foram México, Egito, Japão e Holanda. Já os subprodutos também fecharam a semana em queda: o farelo recuou 0,10% e o óleo de soja, 3,13%. As informações foram divulgadas neste início de semana.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.