CI

Café: como identificar e evitar fraudes no mercado?

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído


Verificação da regularidade dos estabelecimentos pode ser realizada facilmente no site oficial do Mapa Verificação da regularidade dos estabelecimentos pode ser realizada facilmente no site oficial do Mapa - Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate a Fraudes (PNFraude), entre os dias 18 e 22 de março de 2024. O objetivo foi combater fraudes observadas na produção e comercialização desse produto, garantindo sua qualidade, promovendo a concorrência justa entre as empresas do setor e protegendo a saúde dos consumidores. Por isso, os consumidores são incentivados a permanecerem vigilantes em relação aos estabelecimentos torrefadores, conforme alertado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ausência de registro, aliada a falhas no controle de qualidade e suspeitas de adulteração, têm se destacado como as principais irregularidades identificadas, evidenciando uma preocupante tendência de fraudes no mercado de café torrado e moído.

A verificação da regularidade dos estabelecimentos pode ser realizada facilmente no site oficial do Mapa, onde estão listados os registros dos torrefadores. Esta ação é essencial para garantir a procedência e a qualidade dos produtos adquiridos pelos consumidores.

MAIS: Mapa desvenda fraudes em 10 toneladas de café

Embora algumas fraudes possam não ser perceptíveis a olho nu, a atuação dos auditores fiscais federais agropecuários e técnicos de fiscalização agropecuários desempenha um papel crucial na identificação e prevenção dessas práticas ilícitas. Sua presença é fundamental para assegurar que os produtos disponíveis no mercado atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos.

Os consumidores são aconselhados a evitar produtos com preços significativamente abaixo do padrão e a ficarem atentos a características como sabor e aroma inadequados, que podem indicar possíveis fraudes. Um café de qualidade deve apresentar características agradáveis, refletindo seu processo de produção e torrefação adequados.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.