CI

Queda nos preços do arroz pressiona margens

A combinação entre maior oferta e preços em queda beneficia a indústria



A combinação entre maior oferta e preços em queda beneficia a indústria A combinação entre maior oferta e preços em queda beneficia a indústria - Foto: Divulgação

O mercado de arroz enfrenta uma acentuada correção nos preços, com reflexos diretos sobre a rentabilidade de produtores e da indústria beneficiadora. De acordo com relatório do Itaú BBA, em junho de 2025 o arroz em casca fechou a R$ 67,19 por saca de 50 kg — uma queda de 41% em relação ao mesmo período de 2024. Desde o início da colheita, em março, os preços vêm caindo de forma contínua, gerando apreensão quanto à viabilidade de investimentos para a próxima safra 2025/26.

A combinação entre maior oferta e preços em queda beneficia a indústria com custos mais baixos na compra da matéria-prima. No entanto, o repasse de outros insumos, como transporte e embalagens, tem encontrado resistência, devido ao comportamento mais cauteloso do varejo e aos estoques reduzidos no atacado. Com isso, as margens seguem comprimidas, especialmente no primeiro trimestre de comercialização da nova safra.

Mesmo com a retração no atacado, a redução nos preços não acompanha a velocidade observada no campo, criando um descompasso que dificulta a formação de preços sustentáveis ao longo da cadeia. O consumo interno desaquecido também contribui para esse cenário, tornando mais difícil a obtenção de margens positivas nas vendas.

Além disso, a boa oferta de arroz no Mercosul e o câmbio mais favorável mantêm as importações de arroz em casca e beneficiado como uma alternativa competitiva. Porém, a entrada do produto já processado exerce pressão adicional sobre a indústria nacional, que ainda carrega estoques adquiridos a preços elevados na safra anterior, agravando o desafio de equilibrar custos e receitas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.