CI

Bahia antecipa campanha de vacinação contra a febre aftosa

Etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização


Foto: Kadijah Suleiman

A Bahia se prepara para um momento histórico na defesa agropecuária do estado com a antecipação da última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que ocorrerá no período de 1º a 30 de abril. A etapa marca o encerramento de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, o que coloca o estado como o 7º colocado no ranking nacional. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Desde 1968, os produtores da Bahia vacinam seus rebanhos, e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram consistentemente acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), conforme destacado pela Seagri.

Para esta etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é alcançar a marca de 100% de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades, o que pode ser feito pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.

Antes mesmo do início da campanha, equipes da Adab já estão executando a vigilância sorológica, visando demonstrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. Essa ação integra o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) para o ano de 2024, com o objetivo principal de comprovar que a Bahia tem condições para pleitear a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

O Plano está alinhado com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que visa erradicar a doença na América do Sul e suspender gradualmente a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território brasileiro. Segundo José Neder, médico veterinário da Adab e Coordenador do PNEFA-Ba, o estudo soroepidemiológico foi dimensionado para detectar a transmissão do vírus da Febre Aftosa nas áreas propostas, com um nível de confiança de 95%.

A Bahia foi um dos estados pioneiros na implantação do programa contra a Febre Aftosa no Brasil, iniciado em 1968 com a criação do GERFAB (Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia). Desde então, o estado tem avançado constantemente na defesa agropecuária, com destaque para a Certificação Internacional de Estado Livre da Aftosa com Vacinação, conquistada em maio de 2001.

A Adab, que conta com 172 médicos veterinários nas áreas de defesa sanitária animal e inspeção, além de 376 escritórios municipais de atendimento ao criador, tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. A agência está presente em quase todas as cidades, levando o Serviço Veterinário Oficial e oferecendo suporte aos produtores. Em todo o estado, são mais de 1.000 pontos habilitados a vender vacinas e outros produtos pecuários, com cerca de 480 mil GTA's emitidas por ano e 400 mil propriedades rurais cadastradas e geolocalizadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.