O que plantar em julho?
Em todo o país, é possível plantar variedades como alface e rúcula

Nem todas as hortaliças, frutas e legumes se adaptam a qualquer lugar ou época do ano. Com o inverno presente em todo o Brasil, escolher o que plantar em julho é essencial para garantir uma boa colheita. A ISLA Sementes, maior empresa brasileira de sementes para hortaliças, flores, ervas e temperos, indica as melhores opções para cada região.
Em todo o país, é possível plantar variedades como alface, rúcula, beterraba, cebola, cenoura, brócolis, couve, ervilha, entre outras. Já nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas, frutas e legumes como abóbora, berinjela, melancia, tomate, pimentão e quiabo também têm bom desempenho.
Segundo Leandro Mello, coordenador de marketing da ISLA, hortaliças de ciclo curto e clima ameno, como alface e rúcula, se desenvolvem melhor em temperaturas entre 15 °C e 25 °C, com boa drenagem do solo e pelo menos 4 a 6 horas de sol por dia.
Para plantar, escolha um local com bastante luz, use vasos com boa drenagem e prepare a terra com adubo para nutrir as sementes. A rega deve ser diária, respeitando a necessidade de cada cultivar, para garantir um crescimento saudável.
“Durante o mês de julho, as hortaliças de ciclo curto e clima ameno, como alface e rúcula, apresentam excelente desempenho vegetativo, especialmente em regiões com temperaturas entre 15 °C e 25 °C. A escolha correta do substrato, associada à boa drenagem e à incidência solar mínima de 4 a 6 horas diárias, são fatores-chave para o sucesso do cultivo neste período.” afirma Leandro Mello, coordenador de marketing da ISLA Sementes.