Tarifas dos EUA desafiam carne brasileira
O impacto direto ao consumidor americano tende a ser limitado

A decisão do governo Trump de impor tarifas de até 50% sobre produtos importados, incluindo a carne bovina brasileira, reacendeu o alerta para o agro nacional. Segundo análise da JPA Agro, maior marketplace agro do Brasil, o “tarifaço” pode alterar a dinâmica do comércio internacional e pressionar a competitividade brasileira.
“Tarifa é imposto, e imposto é preço alto. Não existe almoço grátis na economia. Quando se cria uma barreira como essa, cedo ou tarde ela se reflete no preço final”, afirma Leandro Avelar, CEO da JPA Agro, maior marketplace agro do Brasil e referência em inteligência de mercado no setor.
O impacto direto ao consumidor americano tende a ser limitado, já que a carne bovina representa apenas 0,5% do CPI. Nos últimos 12 meses, o preço subiu 7,2% nos EUA e especialistas projetam alta de até 20% até 2026. No Brasil, porém, a carne bovina tem peso de 3,5% no IPCA e compromete mais de 5% da renda mensal das famílias, o que mostra como o efeito inflacionário é sentido de forma mais intensa.
Para o Brasil, maior exportador global de carne bovina, a sobretaxa pode significar perda de participação de mercado frente a concorrentes como Austrália e Argentina. Além do risco comercial, especialistas ressaltam a importância da diplomacia e da separação entre disputas políticas e pauta econômica, já que os EUA são o segundo maior cliente do país.
A JPA Agro defende ainda que o Brasil precisa atacar gargalos internos – como carga tributária, legislação trabalhista e logística – para ampliar sua competitividade. Enquanto isso, pequenas e médias exportadoras, que dependem fortemente do mercado americano, podem sentir os efeitos mais imediatos.
“Se o aumento de preços não cair no inconsciente popular americano, dificilmente haverá pressão política para mudar. Ao contrário, se a carne passar a ser vista como ‘cara demais’ e esse discurso ganhar corpo, a tarifa pode entrar no centro do debate e abrir caminho para negociações. Até lá, o Brasil precisa se preparar e reforçar sua competitividade”, conclui o CEO da JPA Agro.