CI

Brasileira anuncia fornecimento internacional de baculovírus

O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos



O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos - Foto: Nadia Borges

A Promip aproveitou o Congresso Andav 2025 para apresentar pela primeira vez ao público presente seu extenso portfólio de pesticidas biológicos, com destaque para o baculovírus (vírus com ação inseticida). O insumo é vendido em canais de distribuição com marca própria, mas também via parceiros B2B.

A Promip tem capacidade de produzir mais de 100 toneladas do baculovírus por ano. O inseticida é usado especialmente em grandes culturas como milho, soja, algodão e hortaliças. De 2021 a 2024, a área tratada com produtos à base dos baculovírus produzidos pela companhia cresceu de 500.000 hectares para mais de 2 milhões de hectares. 

Para 2028, a Promip projeta uma capacidade de produção para atender uma área de aproximadamente 10 milhões de hectares, reforçando sua posição de liderança nesse segmento. Em função disso, Marcelo Poletti, CEO da Promip, anunciou que que a empresa começou uma fase de expansão no mercado internacional. 

Segundo dados da DunhamTrimmer – International Bio Intelligence, o mercado global de biológicos deve atingir US$ 30 bilhões até 2030, com taxa de crescimento anual composta de 10,42%. “Para a América Latina, especialmente o Brasil, isso representa uma oportunidade histórica de liderança em um setor estratégico para o futuro da agricultura sustentável”, explica Poletti.

BaculoMIP

O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos, especialmente lagartas, sendo altamente específico para algumas das principais pragas-alvo. O ciclo de infecção se inicia quando a lagarta ingere partículas virais, presentes em folhas contaminadas, e em questão de dias, o inseto infectado morre, liberando os vírus no ambiente, prontos para infectar outras lagartas.

Diferente de outros agentes biológicos, como bactérias e fungos, que são cultivados em biorreatores industriais, os baculovírus se multiplicam no corpo de lagartas. Esse processo de produção é complexo e envolve várias etapas altamente controladas, garantidas pela estrutura fabril da Promip.

Estudos da Embrapa, que desenvolveu o BaculoMIP em parceria com a Promip, mostram que o uso do baculovírus pode alcançar uma eficiência de controle superior a 80% em algumas culturas, como soja e milho, dependendo das condições climáticas e da densidade populacional da praga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.