Congresso Andav fortalece debate sobre distribuição no agro
Evento recebe Ricardo Amorim, Carlos Cogo, Sérgio Vale e Camila Telles

Economia em transformação, crédito, sustentabilidade, revolução digital, pessoas no centro das decisões. Esses são alguns dos eixos que guiam a 14ª edição do Congresso Andav, que acontece de 5 a 7 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Com uma programação robusta e voltada aos desafios da distribuição de insumos agropecuários, o congresso vai reunir especialistas renomados e lideranças que estão moldando o futuro do setor. No roll de palestrantes, nomes como Ricardo Amorim, Carlos Cogo, Camila Telles e Sérgio Vale.
A abertura contará com o Presidente Executivo da Andav Paulo Tiburcio, o Presidente do Conselho Diretor da Andav, José Hara, o Presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Caio Carvalho, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo — entre eles, integrantes do Governo do Estado de São Paulo, do Senado e da Frente Parlamentar da Agropecuária.
“A edição de 2025 reforça o papel do distribuidor como agente de transformação, promovendo a inovação e desenvolvendo soluções que tornam o agro mais eficiente, sustentável e em sintonia com os desafios do mundo atual”, afirma Paulo Tibúrcio, presidente executivo da Andav.
Entre os nomes mais aguardados da programação está o economista Carlos Cogo, que vai apresentar um panorama da safra 2025/2026 com foco nos impactos da geopolítica internacional, custos de produção e oportunidades em novos mercados. “Vamos discutir dois vetores centrais de impacto: a intensificação da guerra tarifária entre grandes potências e os desdobramentos do novo conflito no Oriente Médio — ambos com efeitos diretos sobre o comércio internacional de commodities, os custos de insumos e os fluxos logísticos globais”, antecipa Cogo.
O primeiro dia do Congresso Andav contará, ainda, com um momento de reflexão e superação com a palestra do nadador Daniel Dias, o maior atleta paralímpico da história do Brasil. O tema de sua palestra é “sorria para a vida”.
O segundo dia começa com o economista Sérgio Vale, da MB Associados, que analisa o cenário político e macroeconômico do país. Na sequência, Tatiane Tiemi, CEO do Great Place to Work Brasil, aborda a importância da inclusão, da equidade e das boas práticas de gestão de pessoas no desempenho das organizações.
Também no segundo dia, a empresária rural e comunicadora Camila Telles fala sobre comunicação e empreendedorismo no agro. “O agro precisa aprender a contar melhor suas histórias, se posicionar com mais estratégia e ocupar espaços que ainda não ocupa. Nós fazemos tanto! Mas ainda comunicamos pouco ou de forma confusa. Quero mostrar que dá pra ser claro, verdadeiro e impactante sem precisar complicar. Comunicação boa é aquela que conecta, e o agro tem tudo pra se conectar muito mais com quem tá dentro e fora da porteira”, avalia.
O evento recebe, ainda, o publicitário e administrador Walter Longo, que aborda os impactos da inteligência artificial e da gestão na era pós-digital, e o especialista em estratégia, inovação e governança corporativa Celso Ienaga, sócio da Dextron Consulting, que fala sobre governança sustentável e soluções transformadoras.
Para encerrar a programação da Plenária do Congresso Andav, os mais de 1.500 congressistas assistirão ao economista Ricardo Amorim, na tarde do terceiro dia de evento (07/08). Ele falará sobre o tema “Agroeconomia Brasileira: Oportunidades e Transformações”.
O Congresso Andav trará vários painéis que abordarão o mercado da distribuição, novas tecnologias, gestão, entre outros assuntos. Um dos grandes destaques da programação todos os anos é a apresentação dos resultados da Pesquisa Nacional da Distribuição, que acontece sempre no terceiro dia de evento. A pesquisa está em sua 10ª edição e é realizada pela Andav com a contribuição de seus associados, para reunir informações e trazer uma análise detalhada do mercado.
Com uma agenda que conecta estratégia, mercado, tecnologia e pessoas, o Congresso Andav 2025 reafirma o papel da distribuição como elo essencial entre inovação, conhecimento e soluções para o campo.