Exportações de limão crescem 21% em São Paulo
Mercado europeu é o principal destino das exportações

O Estado de São Paulo mantém a liderança nacional na produção de limão e apresenta crescimento nas exportações da fruta. Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA), em 2024, a produção superou 1,1 milhão de toneladas. No comércio exterior, no primeiro semestre de 2025, foram enviadas mais de 81 mil toneladas, equivalentes a US$ 72 milhões, aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024.
De acordo com a SAA, o mercado europeu é o principal destino das exportações, com destaque para os Países Baixos, que receberam 62,2 mil toneladas. A fruta enviada ao país europeu é distribuída para outros mercados do bloco. Outros destinos incluem Reino Unido (11,6 mil t), Rússia (1,3 mil t) e Canadá (970 t).
“O comércio entre os Países Baixos e o Brasil é um exemplo dinâmico de mercados agrícolas complementares, com o Estado de São Paulo desempenhando um papel central como principal produtor e exportador, oferecendo oportunidades significativas para fortalecimento da cooperação bilateral em produção e logística sustentáveis. As empresas importadoras de limão dos Países Baixos estiveram em peso na segunda edição da Fruit Attraction, em São Paulo”, destacou o assessor agrícola do Consulado Geral dos Países Baixos, Alf de Wit.
Para fortalecer o crescimento internacional da fruticultura paulista, a Secretaria de Agricultura participou da abertura da Fruit Attraction SP 2025, principal feira internacional de frutas e hortaliças da América Latina. A Defesa Agropecuária (CDA) apresentou ações de certificação fitossanitária de origem que permitem a exportação dos produtos paulistas. Segundo a entidade, o cadastro e supervisão de plantios de lima ácida tahiti consolidam São Paulo como o maior exportador do país, com mais de 70% da lima destinada ao mercado externo.