Santa Catarina: arroz catarinense tem rendimento positivo
Santa Catarina conclui colheita do arroz com boa produtividade

A colheita do arroz foi finalizada em Santa Catarina, conforme dados do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As últimas áreas colhidas estavam localizadas na região Sul do estado, onde a semeadura ocorreu de forma mais escalonada e tardia.
De acordo com o levantamento, "a qualidade do grão se manteve dentro dos padrões normais para a industrialização", resultado atribuído à estabilidade climática durante o ciclo da cultura, especialmente na fase de maturação. Nas unidades amostrais avaliadas, a produtividade foi considerada boa, reflexo da semeadura dentro da janela ideal e da ocorrência de chuvas em volume satisfatório nos momentos mais críticos do desenvolvimento da planta.
O documento também aponta que as lavouras apresentaram bom desempenho devido a práticas adequadas de manejo e tratos culturais, além de investimentos no controle de plantas daninhas e manutenção da sanidade das áreas cultivadas.
Durante o fim do ciclo, as altas temperaturas favoreceram o surgimento de doenças fúngicas, como a brusone. No entanto, segundo a Conab, não houve impacto significativo nos resultados da produção.