Cotação da pluma de algodão sobe 5,43% em Nova York
Expectativa de menor área plantada valoriza pluma

Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), na segunda-feira (30), os contratos futuros da pluma de algodão na bolsa de Nova York registraram valorização em todas as sessões da semana encerrada em 27 de junho.
De acordo com o levantamento, o contrato com vencimento em julho de 2025 foi cotado a ¢US$ 64,04 por libra-peso no dia 16 e encerrou a última sexta-feira a ¢US$ 67,52/lp, o que representa uma alta de 5,43%. Trata-se do maior valor registrado desde a primeira semana de maio deste ano.
O movimento de alta foi impulsionado tanto por fatores especulativos quanto pelas expectativas relacionadas aos dados de produção nos Estados Unidos. “Há uma tendência de ajustes na área plantada no país, especialmente diante do clima desfavorável registrado nas últimas semanas, o que pode levar ao abandono de lavouras”, destacou o Imea.
Com isso, o cenário de menor oferta nos Estados Unidos elevou as cotações da pluma na Intercontinental Exchange (ICE), revertendo as perdas observadas entre os meses de maio e junho.