Solução com RNA combate plantas daninhas na soja
RNA pode reduzir uso de químicos nas lavouras

A GreenLight Bio apresentou resultados positivos no desenvolvimento de uma nova tecnologia para o controle de plantas daninhas por meio de RNA. De acordo com a empresa, testes realizados em estufas e no campo comprovaram a eficácia e a consistência da atividade herbicida da solução. A tecnologia utiliza RNA para controlar espécies de difícil erradicação, podendo ser combinada com herbicidas convencionais para aumentar a eficácia, reduzir a toxicidade e diminuir os custos para os produtores.
A estratégia permite que os agricultores integrem com facilidade uma solução à base de RNA em seus sistemas atuais de manejo de plantas daninhas. A empresa pretende, no médio e longo prazo, desenvolver uma linha de soluções autônomas baseadas em RNA, voltadas tanto para culturas de grãos quanto para hortifrúti, com foco na redução dos impactos ambientais e na minimização da resistência crescente aos herbicidas tradicionais.
O principal produto em desenvolvimento tem como alvo o controle da buva (Conyza canadensis), uma das plantas daninhas mais desafiadoras na agricultura de plantio direto, especialmente nas lavouras de soja. A molécula foi selecionada a partir de um portfólio com mais de 180 candidatas, desenvolvidas com base no conhecimento biológico da empresa e por meio de ferramentas de design auxiliadas por inteligência artificial.
A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de usar a plataforma de RNA para inovação agrícola, com foco no desenvolvimento de soluções não transgênicas que aumentem a tolerância das culturas ao calor e fortaleçam os mecanismos naturais de defesa das plantas.
Os herbicidas continuam sendo o principal método de proteção das lavouras, com um aumento global de 44% no uso entre 2017 e 2022. A resistência a pesticidas químicos causa prejuízos estimados em pelo menos US$ 10 bilhões anuais para o setor agrícola dos Estados Unidos. Apesar dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, apenas um novo mecanismo de ação de herbicida foi lançado no mercado nos últimos 30 anos, o que limita as alternativas para o controle de plantas resistentes.
A solução baseada em RNA da GreenLight Bio introduz um novo mecanismo de ação que atua de forma direcionada, sem afetar as culturas ou o meio ambiente. Aplicada por pulverização foliar, a plataforma de RNAi interfere em funções essenciais das plantas daninhas e se degrada rapidamente, o que, segundo a empresa, reduz a persistência no ambiente e evita resíduos tóxicos nas lavouras. A GreenLight Bio considera a tecnologia uma alternativa necessária para reduzir a dependência de herbicidas químicos persistentes, cada vez mais alvo de restrições regulatórias e pressões ambientais.