CI

Brasil deve colher até 700 mil toneladas de maracujá

Produtividade e a qualidade do maracujá dependem de estrutura eficiente



Foto: Pixabay

O Brasil, maior produtor e consumidor de maracujá do mundo, pode alcançar uma safra de até 700 mil toneladas da fruta neste ano. A estimativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e reforça a importância do país no cenário global da cultura. Apesar do cultivo ser considerado simples e adaptado ao clima tropical, a produtividade e a qualidade do maracujá dependem diretamente de uma estrutura eficiente de plantio.

De acordo com Danilo Moreira, analista de mercado agro da Belgo Arames, o maracujazeiro, por ser uma planta trepadeira, precisa de suporte para crescer verticalmente. “O apoio direciona o crescimento da planta, evitando que ela se espalhe pelo solo. Isso reduz o risco de pragas e doenças e melhora a exposição das folhas ao sol, favorecendo a fotossíntese e o rendimento da lavoura”, explica.

Além de impulsionar a produtividade, uma estrutura bem montada favorece práticas essenciais como a poda, irrigação, adubação e colheita. A organização do pomar também contribui para a formação de frutos mais limpos e com menor risco de deformações e perdas. “A escolha de arames de qualidade é essencial para sustentar a planta ao longo de vários ciclos e prolongar a vida útil do pomar”, destaca Moreira.

Para garantir esse desempenho, o analista indica que os produtores fiquem atentos a três fatores fundamentais na hora de escolher o arame: durabilidade, resistência e maleabilidade. “Essas características asseguram que o arame cumpra seu papel com eficiência, mesmo diante de longos períodos de uso e exposição às intempéries.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.