CI

Mapa desvenda fraudes em 10 toneladas de café

47 estabelecimentos foram submetidos a rigorosas inspeções


Fiscalização revela irregularidades em estabelecimentos e produtos Fiscalização revela irregularidades em estabelecimentos e produtos - Foto: Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou os resultados da "Operação Valoriza", uma iniciativa destinada a conter fraudes e irregularidades na produção e comercialização de café torrado e moído. A ação, realizada como parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate a Fraudes (PNFraude), transcorreu entre os dias 18 e 22 de março de 2024, revelando uma série de violações preocupantes.

De acordo com os dados do Mapa, durante a operação, 47 estabelecimentos foram submetidos a rigorosas inspeções, resultando na suspensão cautelar das atividades de um deles devido a condições higiênicas inadequadas. Além disso, cinco estabelecimentos foram intimados e/ou autuados por falta de registro junto ao Mapa. Mais alarmante ainda, foram apreendidas 9.400 kg de produtos com suspeita de irregularidades, enfatizando a extensão do problema.

A coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Ludmilla Verona, e o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Celso Ricardo Bucker, lideraram a operação com o objetivo de proteger os consumidores e garantir a integridade do mercado de café torrado e moído.

Durante as inspeções, foram verificadas diversas questões, desde as condições higiênico-sanitárias de produção até a rastreabilidade dos produtos. Amostras foram coletadas para análise laboratorial, de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria 570/2022. Também foram observados indícios de produtos irregulares no comércio, como laudos de análises anteriores que apontaram fraudes e preços muito abaixo da concorrência.

Segundo Celso Bucker, mudanças nas normas de rotulagem podem ser benéficas para os consumidores, fornecendo informações essenciais, como o número de registro no Mapa, que indica que a empresa passou por auditoria em seus controles de qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.