Irã x Israel: Conflito acende alerta no agro
Além dos insumos, as exportações brasileiras também podem ser impactadas

A escalada das tensões entre Irã e Israel, apesar do cessar-fogo recente, mantém o agronegócio brasileiro em estado de alerta. Com a entrada dos EUA no conflito e ataques ao território iraniano, o cenário geopolítico continua instável e já afeta setores sensíveis como o fornecimento de insumos e a logística internacional. Segundo Felipe Jordy, gerente da Biond Agro, a guerra parece distante, mas as consequências já batem à porta do campo brasileiro.
De acordo com dados da EIA (Administração de Informação de Energia dos EUA), o Irã possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo. O aumento do preço do barril — que ultrapassou os US$ 75 — encarece o combustível marítimo e pressiona os custos de importação de fertilizantes e defensivos agrícolas. A ureia iraniana, que responde por cerca de 20% das importações brasileiras, entra na rota de risco, tanto pela elevação do custo quanto pela ameaça de bloqueios logísticos em portos e no estratégico Estreito de Ormuz.
Além dos insumos, as exportações brasileiras também podem ser impactadas. O Irã é um dos principais destinos do milho e da soja nacional. Caso haja sanções ou interrupções na infraestrutura portuária da região, o Brasil pode enfrentar dificuldades para escoar sua supersafra, aumentando a oferta interna e pressionando os preços. “O aumento do petróleo encarece o transporte, eleva o custo de toda cadeia produtiva e pressiona o produtor rural brasileiro em várias frentes”, explica.
Com margens já apertadas e o planejamento da próxima safra em curso, o produtor rural brasileiro vê-se diante de um novo ciclo de incertezas. O momento exige atenção redobrada a riscos externos e estratégias de diversificação de mercados e fornecedores.
“Temos uma supersafra no Brasil, grandes volumes também vindo da Argentina e dos EUA, e agora o risco de perder um importante comprador. O resultado pode ser pressão de preços e margens ainda mais apertadas ao produtor”, finaliza Jordy.