CI

MT: semeadura do milho chega ao fim com avanço 

Um aspecto desta temporada foi a consistente liderança em relação à temporada anterior, destacando-se também o fechamento com mais de 90% das áreas dentro da janela considerada "ideal


Até o dia 22 de março, a semeadura registrou um avanço de 0,55 ponto percentual Até o dia 22 de março, a semeadura registrou um avanço de 0,55 ponto percentual - Foto: Pixabay

A temporada de semeadura do milho em Mato Grosso para a safra 2023/2024 atingiu um marco, conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Até o dia 22 de março, a semeadura registrou um avanço de 0,55 ponto percentual, posicionando-se à frente do mesmo período do ano anterior e da média dos últimos cinco anos, com diferenças de 0,94 e 0,29 ponto percentual, respectivamente.

Segundo Imea, um aspecto desta temporada foi a consistente liderança em relação à temporada anterior, destacando-se também o fechamento com mais de 90% das áreas dentro da janela considerada "ideal" até 28 de fevereiro em todo o estado. Este desempenho sólido é um indicativo promissor para a safra que se aproxima. Entretanto, os olhos agora se voltam para o elemento vital que influencia diretamente no desenvolvimento da cultura: as condições climáticas. É sabido que esses fatores são determinantes para a produtividade e, consequentemente, para o sucesso da safra.

De acordo com as previsões do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para a semana entre 25 e 31 de março, a maior parte de Mato Grosso pode esperar chuvas generosas, com volumes que ultrapassam os 75 mm e podendo atingir até 135 mm em algumas regiões. Esse cenário é encarado com otimismo pelos produtores, pois chuvas abundantes nesta fase crucial do ciclo da cultura são fundamentais para o desenvolvimento saudável das plantas.

Com a semeadura concluída e as chuvas previstas, agricultores permanecem atentos às condições meteorológicas, confiantes na perspectiva de uma safra promissora para o milho em Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.