Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou que os preços da laranja continuam em declínio no mercado de frutas in natura, influenciados pela redução na demanda. Além disso, a oferta mais abundante de frutas, incluindo variedades precoces e tangerina poncã, tem impedido a valorização do produto.
Na parcial desta semana, compreendida entre segunda e quinta-feira, a média de negociação para a laranja pera na árvore está em R$ 83,52 por caixa de 40,8 kg, registrando uma queda de 0,79% em relação ao período anterior. No mês de abril, a média de preço da laranja pera in natura foi de R$ 91,28 por caixa de 40,8 kg, representando uma redução de 3% em comparação com março.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, o processamento das laranjas da safra 2024/25 deve ser intensificado a partir de maio, o que poderá amenizar o movimento de queda nos preços, já que os produtores terão a indústria como uma alternativa para escoamento da produção. No entanto, eles alertam que a demanda por laranjas pode enfraquecer ainda mais neste mês, com a entrada mais significativa da safra de tangerina poncã e a possibilidade de temperaturas mais baixas no outono, o que tende a reduzir o consumo da fruta.