CI

Condições satisfatórias para rebanho ovino no RS

Os preços de todas as categorias para o abate mantêm-se estáveis


Foto: Sheila Flores

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições de alimentação para o rebanho ovino permanecem satisfatórias, com a movimentação dos animais para potreiros de campo nativo à medida que algumas pastagens cultivadas de verão chegam ao fim de seu ciclo. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28/03) pela Emater/RS-Ascar, os preços de todas as categorias para o abate mantêm-se estáveis, porém baixos, impulsionando um aumento nas vendas de cordeiros e capões para abate em São Gabriel.

Em outras regiões, como Passo Fundo, são mantidos os cuidados no monitoramento e controle de miíase e verminoses. Em Pelotas, após chuvas intensas, as condições do tempo melhoraram, favorecendo o desempenho dos reprodutores, cujo período reprodutivo está concluindo em algumas áreas, com a parição prevista para maio. No entanto, há uma alta incidência de bicheira e doenças de casco em áreas úmidas.

Em Cacequi, na região de Santa Maria, os criadores estão realizando exames andrológicos e testes de aptidão, além da seleção das matrizes que entrarão em reprodução em breve. Já em Santa Rosa, as chuvas frequentes têm dificultado o manejo do rebanho, com muitos criadores se organizando para o período pré-parto, previsto para maio, ajustando cercamentos e pastagens. Na região de Soledade, os rebanhos ovinos estão em bom estado corporal devido à oferta satisfatória de forragem, mas é necessário cuidado em relação às verminoses, especialmente durante o período reprodutivo.

No que diz respeito à comercialização, o levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado indica que o preço médio do cordeiro se manteve em R$ 7,54 por quilo vivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.