CI

Produtores de leite enfrentam redução na produção

Em Erechim, o preço médio do leite está em queda


Foto: Pixabay

Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), produtores de leite estão enfrentando dificuldades decorrentes da redução na qualidade dos alimentos disponíveis no pasto. Isso tem resultado em menor ingestão pelos animais, demandando ajustes no uso de alimentos conservados e concentrados. No entanto, os altos custos desses alimentos e a menor remuneração pelo preço do leite têm contribuído para reduções na produção leiteira nesta época, intensificando os efeitos do vazio outonal.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, apesar da sanidade do gado leiteiro seguir normal e do controle de ectoparasitas estar em andamento, o calor intenso tem levado à redução no consumo de alimentos e na produtividade dos animais. Entretanto, o clima mais estável tem possibilitado melhor higiene e produção de leite dentro dos parâmetros exigidos pelas normativas do MAPA.

Por outro lado, em Erechim, o preço médio do leite está em queda, impactando o lucro das propriedades. Apesar do bom estado sanitário do rebanho, as altas temperaturas têm causado desconforto nos animais, resultando em leve diminuição da produtividade.

Na região de Frederico Westphalen, os indicadores de oferta de água para dessedentação dos animais e limpeza dos equipamentos indicam níveis satisfatórios de quantidade e qualidade. Já em Ijuí, a produção de leite sofreu pequena redução devido à menor produção das forrageiras no momento, principalmente nas propriedades que adotam o sistema de produção a campo.

Entretanto, a falta de energia elétrica afetou várias localidades em Pelotas, levando os produtores a utilizar geradores à combustão, o que elevou os custos de produção. Em outras regiões, como Jaguarão, Morro Redondo e Piratini, as chuvas abundantes causaram perdas nas pastagens de inverno, atrasando a semeadura.

Na região de Porto Alegre, a infestação por carrapatos persiste, trazendo preocupações aos produtores, enquanto na de Santa Maria, o rebanho leiteiro está em boas condições sanitárias e produtivas. Em Júlio de Castilhos, as altas temperaturas e baixa umidade afetaram o bem-estar das vacas, influenciando na produção e qualidade do leite.

Por fim, em Santa Rosa, a redução das temperaturas melhorou o bem-estar dos animais, levando os produtores a aumentar o número de inseminações devido à diminuição do retorno do cio das matrizes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.