CI

Preparativos para plantio da próxima safra de arroz já estão em curso

O preço da saca de arroz teve um aumento


Foto: Pixabay

O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), traz informações sobre a colheita do arroz no Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 50% da área destinada ao cultivo desse cereal já foi colhida, com 43% das lavouras em fase de maturação e 7% em enchimento de grãos. Estima-se que a área cultivada seja de 900.203 hectares, conforme dados do Instituto Rio Grandense do arroz (IRGA), e a produtividade média está em 8.325 kg/ha, de acordo com a Emater/RS-Ascar.

Apesar dos avanços na colheita, algumas regiões, especialmente no sul do estado, enfrentam dificuldades devido às condições ambientais desfavoráveis, como chuvas prolongadas e umidade excessiva. A falta de energia elétrica por um período prolongado também gerou transtornos na colheita, secagem e beneficiamento dos grãos. Além disso, eventos climáticos como granizo causaram perdas significativas em algumas lavouras.

Em meio aos desafios, alguns produtores já estão se preparando para o plantio da próxima safra, enquanto os preços do arroz se mantêm estáveis nas últimas semanas, proporcionando retornos satisfatórios para os agricultores.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, 56% das lavouras já foram colhidas, com 38% em maturação e 6% em fase de enchimento dos grãos. Na Campanha, em Aceguá, a colheita atingiu 70% da área, apesar das dificuldades causadas pelo grande volume de chuvas. Na Fronteira Oeste, a colheita avançou, mas enfrentou restrições devido às condições climáticas desfavoráveis no início do ciclo.

Em relação à comercialização, o preço da saca de arroz teve um aumento de 0,82% em comparação à semana anterior, passando de R$ 98,58 para R$ 99,39, conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.