CI

RS: Sem novas mortes, foco de influenza aviária em zoológico é considerado encerrado

Desde o dia 24 de junho não houve novas notificações de mortes de aves



Foto: Ascom Sema

O Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, teve a interdição sanitária suspensa nesta terça-feira (8), após 14 dias sem registros de mortes de aves silvestres por influenza aviária. O prazo equivale ao período de incubação do vírus, e a ausência de novos óbitos permitiu que o local fosse considerado livre do foco da doença.

Segundo informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), desde o dia 24 de junho não houve novas notificações de mortes de aves no zoológico. A situação foi comunicada oficialmente ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que acompanha os casos da doença no país.

Durante o último mês, apenas cinco mortes relacionadas ao vírus foram registradas, todas anteriores ao dia 24. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, os dados técnicos apontam para um cenário estável e seguro. “A desinterdição é um passo importante, pois demonstra a eficácia das ações de contenção adotadas e reforça a importância da vigilância contínua em ambientes com populações de aves silvestres”, afirmou.

O foco da gripe aviária foi confirmado em 15 de maio. Desde então, o zoológico operava sob restrições na movimentação de aves como medida de controle sanitário. Ao todo, 168 aves silvestres de 11 espécies diferentes morreram durante o período de emergência.

Mesmo com o fim da interdição, a Seapi informa que o monitoramento sanitário no local continuará de forma permanente, seguindo os protocolos nacionais de prevenção e controle da influenza aviária. A vigilância segue especialmente rigorosa em áreas com presença de aves silvestres.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.