CI

Realizado primeiro voo com SAF na aviação geral do Brasil

“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país"



“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país" “Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país" - Foto: Divulgação

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou em 20 de maio o primeiro voo da aviação geral brasileira utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). A operação, feita no Rio de Janeiro com um helicóptero S92 a serviço da Equinor, marcou o transporte de profissionais até plataformas offshore com combustível sustentável — um blend de 10% de SAF e 90% de querosene fóssil (JET A), autorizado pela ANP e certificado pela UFMG.

O combustível, fornecido pela Vibra por meio da BR Aviation, tem potencial de reduzir em até 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida. No voo inaugural, houve redução aproximada de 9% nas emissões de CO2. O SAF utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), um resíduo reaproveitado como matéria-prima, contribuindo para a descarbonização da aviação sem necessidade de adaptação nos motores.

“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

Armazenado no Aeroporto do Galeão com certificação ISCC, o SAF representa uma solução de transição rumo a uma aviação mais limpa. Para a Líder Aviação, a iniciativa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e antecipa uma exigência que será obrigatória a partir de 2027. 

“Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.