CI

Colheita de arroz avança e a qualidade é positiva

Colheita avança em todas as regiões, com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina


Apesar do clima desfavorável, colheita vem ganhando ritmo revelando boas perspectivas para a cultura Apesar do clima desfavorável, colheita vem ganhando ritmo revelando boas perspectivas para a cultura - Foto: coniferconifer

O mais recente Boletim Semanal da Conab, aponta que a colheita da safra de arroz 2023/24 está avançando em ritmo acelerado em todo o Brasil, com boa qualidade dos grãos, apesar dos desafios climáticos enfrentados em algumas regiões. No Rio Grande do Sul, observa-se uma intensificação da colheita em todas as regiões. Notavelmente, o rendimento e a qualidade dos grãos têm atendido às expectativas, apesar dos desafios climáticos enfrentados. As chuvas intensas, particularmente na região da Fronteira Oeste e Sul, trouxeram complicações como alagamentos, acamamento e debulha do arroz.  

Santa Catarina apresenta um cenário positivo para a colheita do arroz, especialmente na região Sul do estado, onde o clima tem favorecido tanto o avanço da colheita quanto a qualidade dos grãos colhidos, descrita como muito boa.  

No Maranhão, destaca-se o bom estado das lavouras de arroz sequeiro, com a colheita sendo iniciada na região Central.  Em Goiás, a conclusão da colheita em São Miguel do Araguaia e bons rendimentos na região Leste demonstram a eficácia das práticas agrícolas adotadas, assim como a adequação das variedades de arroz às condições locais. Nas áreas irrigadas por pivôs, as condições são boas. 

Tocantins apresenta um avanço significativo na colheita, com mais de 30% da área colhida na região da Lagoa da Confusão e 60% em Formoso do Araguaia, mas no panorama geral  o estado está atrasado em relação à safra passada.

Por fim, no Mato Grosso, a intensificação da colheita e os relatos de bom rendimento e qualidade dos grãos.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%

Fonte:Conab

Considerando os 6 estados monitorados pela Conab, a colheita aumentou de 17.1% para 24.0%, um crescimento de 6.9 pontos percentuais no total. Entretanto, se comparado ao mesmo período na safra anterior, há uma queda de 11 pontos percentuais.

A maioria das lavouras já se encontram do meio para o final da safra, com 46% dos campos em maturação.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

  • Tocantins: Colheita aumentou de 35.0% para 40.0% (crescimento de 5 pontos percentuais em uma semana). Comparado à safra anterior, a colheita está 15 pontos porcentuais abaixo.
  • Maranhão: Colheita avançou de 4.0% para 5.0% (aumento de 1 ponto percentual). Em relação à safra anterior, a colheita está 2 pontos porcentuais acima.
  • Mato Grosso: Colheita cresceu de 10.5% para 15.0% (aumento de 4.5 pontos percentuais). Comparando com a safra passada, está 1.7 pontos percentuais acima.
  • Goiás: Avanço de 28.0% para 32.0% na colheita (crescimento de 4 pontos percentuais). Comparado à safra anterior, a colheita está 12 pontos percentuais acima.
  • Santa Catarina: Colheita saltou de 62.0% para 75.0% (aumento de 13 pontos percentuais). Comparado à safra passada, a colheita está 10 pontos percentuais acima.
  • Rio Grande do Sul: Colheita cresceu de 10.0% para 17.0% (aumento de 7 pontos percentuais). Em relação à safra anterior, a colheita está 17 pontos porcentuais abaixo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.