IRPF 2025 entra na reta final com novas exigências
Outro ponto de atenção é o uso de inteligência artificial no preenchimento

Com prazo final em 30 de maio, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 exige mais atenção dos contribuintes. A Receita Federal ampliou a base de dados, passando a exigir informações sobre contas no exterior, aplicações internacionais, trusts e imóveis em construção.
O advogado tributarista André Felix Ricotta alerta que a Receita tem acesso cada vez maior às informações financeiras. “A melhor estratégia é declarar corretamente e dentro do prazo”, recomenda. A Instrução Normativa RFB nº 2.255/2025 traz ainda benefícios para quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via Pix, que agilizam o processo, mas aumentam a fiscalização sobre eventuais erros.
Segundo Carlos Crosara, advogado do escritório Natal & Manssur, quem teve imposto retido a mais pode ter direito à uma restituição, com valores corrigidos pela Selic. No entanto, erros comuns, como divergências nas informações ou deduções incorretas, podem atrasar ou reduzir esse valor — além de permitir que a Receita retenha parte para quitar débitos federais.
Outro ponto de atenção é o uso de inteligência artificial no preenchimento. Para Guilherme Di Ferreira, do Lara Martins Advogados, a IA ajuda, mas não substitui a responsabilidade do contribuinte, especialmente em declarações complexas. Já Marcelo Censoni, do Censoni Tecnologia Fiscal, reforça que é essencial organizar documentos, especialmente sobre dependentes, partilhas e benfeitorias em imóveis, que devem ser declaradas corretamente para evitar problemas com o Fisco.