CI

Produção de milho na argentina exige atenção

Ataque de cigarrinhas vem degradando a qualidade das lavouras.


Monitoramento revela disparidade nas condições hídricas e térmicas entre as regiões do país, impactando o desenvolvimento das culturas e exigindo atenção dos produtores Monitoramento revela disparidade nas condições hídricas e térmicas entre as regiões do país, impactando o desenvolvimento das culturas e exigindo atenção dos produtores - Foto: Divulgação

Segundo monitoramento recente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina , as regiões Sul e Centro-Sul enfrentam uma seca severa, com o conteúdo de água útil no solo abaixo de 30%, enquanto o Nordeste e o Norte apresentam condições mais favoráveis, com disponibilidade superior a 100%.

No centro e sul da região Pampeana, bem como em Cuyo, Patagônia e NOA, o conteúdo de água útil no solo está abaixo de 30%, indicando condições de seca. Em contrapartida, no NEA e no norte da região Pampeana, a disponibilidade de água supera os 100%, mostrando melhores condições para a agricultura.

Quanto às temperaturas, a última semana registrou máximas acima dos 30°C no NEA e Cuyo, com mínimas que podem chegar abaixo dos 6°C no sul da Pampeana e na Patagônia, indicando a chegada de condições mais frias e potenciais geadas. Este cenário térmico varia significativamente entre as regiões, influenciando diretamente no desenvolvimento das culturas e nas práticas agrícolas necessárias??.

As condições das lavouras permanecem muito semelhantes ao registrado no boletim anterior, embora o ataque de cigarrinhas nas lavouras de milho ao norte do país mantenha as condições gerais entre “ruim” e “regular”.

A pressão de doenças virais, como o Spiroplasma, está intensificando-se devido ao aumento do ataque de cigarrinhas. A incidência dessas doenças está relacionada com a elevada densidade populacional de insetos infectados, comumente observada no final do verão, especialmente em plantios realizados tardiamente. Além disso, os danos diretos causados pela sucção de seiva por adultos e ninfas das cigarrinhas comprometem significativamente a saúde das plantas.

Já as lavouras de Soja (primeira e segunda), também apresentam condições mais variadas, com boa parte sendo classificada como “Regular” ao norte do país.

Fonte: INTA

Como estão as lavouras da Argentina:

Milho: O cereal está entre o enchimento de grãos e a maturação na maior parte da área com presença do cultivo. As atividades de colheita do cereal atingiram, em nível nacional, 20% da área plantada.

Soja: Tanto o cultivo de primeira como o de segunda safra encontram-se entre o enchimento de grão e a maturação. A colheita continuou de maneira lenta e alcançou, em nível nacional, 14% da área plantada.

Girassol: Com poucas hectares restantes para colher em Buenos Aires e uma cobertura de 99% em nível nacional, considera-se concluída a campanha da oleaginosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.